Cultura japonesa é reverenciada na segunda edição do Festival do Japão

Por Luiz Del Moura

Uma vasta programação com exposições, música, dança, demonstrações de artes marciais, gastronomia, oficinas e concursos atraiu a comunidade para o Mercado Público

O Mercado Público de Lages se transformou num pedacinho do Japão neste sábado (19). Uma verdadeira imersão na cultura japonesa, valorizando a tradição nipônica desde os seus costumes, gastronomia, linguagem, moda, arte, música e dança. A segunda edição do Festival do Japão atrai descendentes, amigos e amantes da cultura que passam pelo local, que conta com uma vasta programação, que se estende desde a manhã até o início da noite. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL), com apoio da Prefeitura de Lages.

Uma decoração especial, preparada pelos próprios integrantes da associação, deu um ar colorido no Mercado, que esteve repleto de kimonos, desfilando seus tecidos nobres e fluidos. Uma infinidade de origamis, pendurados por toda a parte, ornamentaram o ambiente, convidativo para que todos pudessem conhecer e apreciar a herança nipônica e como essa tradição agregou em nossos hábitos. “Ficamos orgulhosos em ter um evento tão bonito valorizando a cultura do Japão e servindo também como ponto de encontro entre as famílias e seus descendentes, passando a tradição de geração para geração. O evento já está no calendário municipal e acontecerá anualmente, e assim como a primeira edição, no ano passado, e esta agora, vai crescer cada vez mais”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

Um dos pontos altos do festival é o concurso de cosplay, gratuito e aberto a todos os interessados mediante inscrições prévias, dividido nas categorias adulto e infanto-juvenil. Os personagens melhores caracterizados serão premiados ao final do desfile. E quem gosta de jogos e acessórios da cultura japonesa, encontra uma infinidade de produtos à venda, inclusive os famosos Pokémons.

A gastronomia japonesa, que tem ganhado cada vez mais adeptos, foi a cereja do bolo do evento, com quiosques abertos das 10h às 19h, com sushis, pastéis e doces japoneses; bolinho de Karê, entre outras delícias. Tem até um concurso de Lamén Apimentado, com uma disputa acirrada de quem come a iguaria primeiro.

Muitas apresentações artísticas chamam a atenção, como as danças japonesas com os integrantes da Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ) do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério, além de demonstrações de artes marciais e karaokê com músicas da cultura oriental.

Em Lages, a Lei Municipal nº. 4.558, de 29 de março de 2022 de autoria da vereadora Katsumi Yamaguchi, foi instituída para reverenciar a cultura japonesa através do Festival do Japão, que deve ser realizado sempre no terceiro final de semana de agosto. O festival está incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Lages.

Este ano a programação está inserida no 6º Serra Catarina Festival de Inverno, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínios e apoiadores, como a Prefeitura de Lages, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra).

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Greik Pacheco, Ary Barbosa de Jesus Filho e Coxilha Films

Leia também

Deixe um comentário

cinco × 3 =