Livro sobre Daniel Lucena terá lançamento em Lages no Casarão Juca Antunes

Por Luiz Del Moura

Daniel Lucena é um dos lageanos mais exaltados em termos de música autoral em Santa Catarina. Membro fundador da icônica banda Expresso Rural, Daniel, através das suas letras sobre um cotidiano compartilhado entre todas as pessoas, faz milhares entoarem refrões únicos como: “Muito prazer, meu nome é amor. Tudo que eu quero em tudo é simples harmonia”, e a na música que intitula o livro de Felipe: “Vou fugir desta metrópole à libertação, e seguir algum caminho que me leve ao sul…”. Daniel faleceu em 16 de dezembro de 2020 em Florianópolis aos 60 anos de idade.

Segundo o autor, a ideia de escrever um livro sobre Daniel Lucena começou em 2015 após assistir a um show da Expresso Rural ao lado da banda Dazaranha em Florianópolis. “A conversa com o Daniel começou ao fim do show onde eu apresentei minha ideia a ele que topou prontamente. Algum tempo depois entrei também em contato com a família que colaborou muito na produção desta obra”, conta Felipe.

Rigon também diz que o processo todo de formatação do livro ocorreu entre encontros formais e informais com Lucena. “Tudo sempre muito fácil e com grande acessibilidade por parte do Daniel que deu liberdade total para a fazer essa obra acontecer”.

Além de escritor, Felipe Rigon Borba é psicólogo clínico, poeta e mestre em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor do romance “Cíntia – a trigésima primeira: Vida e síndrome de Down”, de 2013. Ele lembra que um dos personagens importantes é o seu tio Júlio Rigon, amigo de Lucena, e que através dessa amizade conheceu o músico.

“Daniel Lucena – Algum caminho que me leve ao sul” contará com três lançamentos. Dia 16/11 em Florianópolis no Palácio Cruz e Sousa, às 19 horas, no dia 30/11 em Itajaí na Casa da Cultura Dide Brandão, e em Lages no dia 20/11, também às 19 horas no Casarão Juca Antunes, com apoio da Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL).

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, diz que o livro sobre o lageano Daniel Lucena mostra o perfil criativo do lageano na história das artes no estado. “Recebemos a visita dos familiares do Daniel e estamos colaborando no lançamento do livro de outro conterrâneo nosso, o Felipe Rigon. O livro não faz apenas uma homenagem ao nosso grande compositor, mas destaca uma aura que o lageano tem nas artes através da criatividade e carisma, tão bem representadas pelo Felipe e pelo Daniel”.

O livro pode ser adquirido no perfil oficial do instagram de Daniel Lucena no endereço @daniellucena.oficial, no perfil do autor em @feliperigonborba, nos dias de lançamentos, e futuramente através de plataformas de vendas on-line.

Serviço:

O quê? Lançamento do livro “Daniel Lucena – Algum caminho que me leve ao sul”, de Felipe Rigon Borba;

Quando? Dia 20 de novembro de 2021, sábado, a partir das 19h;

Onde? Casarão Juca Antunes;

Informações? Instagram @feliperigonborba e @daniellucena.oficial

Acesso ao Casarão Juca Antunes? Quantidade limitada e é obrigatório o uso de máscara.

Texto: Fabrício Furtado

Fotos: arquivo Felipe Rigon Borba

Leia também

Deixe um comentário

3 × um =