Vestidos oficiais da Realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão apresentados no Teatro Marajoara

Por Luiz Del Moura

Nessa quinta-feira, (2 de junho) a Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL) e Secretaria Municipal de Educação foram parceiras no evento do La Unica Ateliê, onde ocorreu o lançamento dos vestidos oficiais da realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão, formada pela rainha Raíssa Freitas Wiggers, e princesas Natália Ribeiro Heineck e Caroline Maria de Lima. Os vestidos serão utilizados durante a Festa do Pinhão, Sapecada e Recanto do Pinhão 2022.

Para ilustrar e demonstrar o desenvolvimento do trabalho com os vestidos, um documentário com o título “A história dos sonhadores” foi exposto, revelando todo o processo de feitio em detalhes, inclusive de como foi realizada a escolha dos desenhos que enfeitam os lindos vestidos da realeza.

Berenice Omizzolo e Ana Lopes, mãe e filha estilistas, explicaram a emoção estampada no vídeo. “Fazer os vestidos da festa é sempre uma emoção muito grande para toda a equipe, toda a curiosidade e ansiedade do público para ver o resultado nos impulsiona. Foi muito gratificante transformar os pequenos desenhos, a criatividade das crianças, nos bordados que ornamentam os vestidos“, destaca Ana, estilista responsável pela criação dos vestidos em 2022.

Vale lembrar que o ateliê La Unica, durante o processo de confecção, contou com a colaboração importante de alunos da Emeb Mutirão. Através de um concurso cultural, dentre 400 desenhos produzidos pelas crianças, 34 foram selecionados para serem bordados fielmente pela equipe do ateliê e embelezar ainda mais os vestidos que descrevem pelo olhar doce das crianças, o retrato do que a Festa representa. Os alunos também puderam visitar o Ateliê durante a produção, e escolher a dedo as pedras coloridas e enfeites em geral, que seriam colocados no traje.

A diretora da Emeb Mutirão, Claudia Beloto, relata que a experiência com os alunos foi inesquecível: “São crianças que foram vistas de forma diferente, foram descobertas, pois demonstraram um talento que nem nós sabíamos que existia. O sentimento delas é de extrema felicidade, um sonho realizado”, disse.

Os artistas mirins olhavam tudo com muita atenção, especialmente Paulo Henrique Rodrigues, de 8 anos, aluno do terceiro ano da Emeb Mutirão,  que dizia estar contente: “Quando desenhei, eu desenhei com alegria, eu queria ganhar. Eu estou muito feliz, a minha mãe e minha família estão aqui e estão orgulhosos de mim”.

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, ressalta: “A inclusão das crianças é algo muito importante, e ver o brilho nos olhos de cada um, o sentimento deles de estarem aqui e poder ver que o seu desenho será exibido para milhares de pessoas é uma sensação incrível. A Festa do Pinhão é de todo mundo, e esse projeto conseguiu aproximar as crianças da tradição, da história e toda a cultura que o evento vem resgatando“, disse.

Detalhes dos vestidos

As estilistas explicam que o vestido da Rainha é inspirado nas asas da Gralha Azul, símbolo da Festa. A ave possui um bico proeminente, e o vestido contém diversas camadas de tecido, para que o “bico”, característico da ave, fosse bem representado. Já os vestidos das princesas são inspirados na Araucária, e representam a copa dos pinheiros. Os trajes receberam aplicações de flores em 3D, feitas em fita, em tons de rosa claro e escuro.

A realeza exibirá o traje para o público já nessa sexta-feira (3 de junho) durante  a abertura oficial da 32ª Festa Nacional do Pinhão, dando início também às atividades no Recanto do Pinhão Aracy Paim. A cerimônia está programada para iniciar às 19h30, no Calçadão da Praça João Costa.

Atrações Musicais abrilhantaram o evento

O evento, apresentado pela jornalista Ana Carolina de Lima, foi recheado de apresentações musicais. Na abertura, o Coral & Orquestra Sinfônica de Lages, regido pelo maestro Joed Jeffer Ferreira de Melo, surpreendeu a todos surgindo inesperadamente entre o público presente, cantando e encantando. Aline Amorim (cantora) e a dupla George Lima e Felipe Sousa (gaita e violão) deram continuidade à trilha sonora do evento.

Além disso, ocorreu uma apresentação especial do Coral Vozes da Liberdade, fechando o evento. A segunda princesa, Caroline, juntou-se à cantoria com o grupo, composto por 50 crianças regidas pela professora Mariza Bunn e pelo músico tecladista Dom Finardi. As crianças fazem parte do Programa Lages Melhor, uma ação criada pelo prefeito Antonio Ceron em 2017, que oferece, para comunidades afastadas da região central de Lages, cursos gratuitos nas modalidades de artes visuais, música e danças.

Homenagens

Amauri Felisberto, in memoriam, recebeu homenagens durante o evento, através de depoimento em vídeo de um familiar, sua sobrinha. Ele que foi por muitos e muitos anos o responsável pelo treinamento, coordenação, ensaios, preparo e ensinamentos para as candidatas a rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão, recebeu também, uma salva de palmas de toda a plateia em pé.

Além disso, Berenice e Seu Sétimo, família La Unica, também foram homenageados.

O ingresso do evento teve um cunho social – um quilo de alimento não-perecível, e o volume angariado será doado ao Projeto Semear, do bairro Habitação, onde está localizada a Emeb Mutirão.

Texto: Emellin Camargo

Fotos: Nilton Wolff (FCL)

Leia também

Deixe um comentário

quatro + dezesseis =