Área de TI tem milhares de oportunidades de emprego e capacitações gratuitas

O Programa Qualifica Tech - Educação Tecnológica para Todos do SENAI, oferece cursos online na área de tecnologia gratuitamente. As inscrições são limitadas e estão abertas até o dia 5 de novembro

Por Claudio Santos

A área de tecnologia nunca esteve tão em evidência. No Brasil e no mundo a demanda por profissionais qualificados é crescente. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025, haverá cerca de 800 mil novas vagas no setor de TI e a maioria das oportunidades tem uma faixa salarial que chega a R$5mil, para cargos iniciais como estágio e Júnior. Mas, para conseguir ingressar no mercado da tecnologia é importante formação. E para garantir a capacitação desses profissionais o SENAI oferece o Qualifica Tech – Educação Tecnológica para Todos.

Por meio de sete cursos oferecidos pelo Qualifica Tech, estudantes a partir de 14 anos têm a oportunidade de ingressar na educação tecnológica. Os cursos na área de TI são gratuitos, 100% online e o participantes recebem certificado. Os professores são referência e as aulas podem ser feitas por computador ou smartphone, além disso não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação, o estudante começa com exercícios simples e consegue ter acesso a problemas reais do mercado de trabalho.

Especialista de Ensino do SENAI, a professora Sabrina Bet foi uma das desenvolvedoras do curso de Data Science, ela conta que o objetivo é levar para os estudantes conhecimentos básicos das ciências de dados, trabalhando com ferramentas práticas como a linguagem python, uma das mais utilizadas no mundo. “É um excelente estímulo para que nossos jovens descubram a área de tecnologia, existem algumas projeções de que em cinco anos serão criadas mais de 800 mil vagas de trabalho, e o Brasil hoje forma apenas 53 mil profissionais por ano”.

As startups também estão de olho nos profissionais de TI. Diretor de Marketing da Bem protegido Seguradora LTDA, empresa que atua no Órion Parque, em Lages, João Eduardo Waltrick explica que a Startup desenvolve tecnologias para contratação de seguros para bens pessoais de caminhoneiros. “Aqui no Orion nós observamos a necessidade das sartups de profissionais qualificados nessa área, tanto que nós vamos desenvolver mais um aplicativo e vamos precisar contratar mais profissionais”.

As mulheres, têm quebrado paradigmas e conquistado cada vez mais espaço na área. Há quem diga que as programadoras são destaque nas empresas em que atuam. Com 10 anos de carreira, a Arquiteta de Softwer na empresa NDD, Anna Laura de Lorenzi Carvalho, relata as dificuldades do início da profissão até a ascensão. “Quando entrei na área sabia que era bastante masculina, mas não percebia tanto machismo. Atualmente, eu percebo como era difícil naquela época. Já mudou bastante”.

A experiência conquistada durante a sua trajetória, hoje serve para auxiliar mulheres a buscarem o mercado da tecnologia da informação. “Elas me procuram para tirar dúvidas, me chamam no LinkedIn para trocar uma ideia, sempre busco estimular, pois há muitas oportunidades para as mulheres e elas sempre se destacam”, afirma.

Com uma década de trabalho na área de TI, Mariane Lima de Andrade é atualmente coordenadora de Desenvolvimento da NDD Tech. Ingressou na profissão, por meio de um curso no SENAI. “Eu fiz o ensino médio integrado no SENAI, na época quando eu entrei tinha o curso de Desenvolvimento Web. Depois acabei me identificando mais com o desenvolvimento de back-end”. Ela conta que iniciou a faculdade e já na primeira semana surgiu uma oportunidade para fazer estágio na na empresa que trabalha até hoje. “Eu acho que a pessoa que quer ingressar nessa área tem que meter a cara, pois as oportunidade são muitas.”

Além do curso de Lógica de Programação com JavaScript, que encerra dia 31 de novembro, o SENAI oferece mais seis cursos online e gratuitos na área de TI. Estes, seguem com inscrições até dia 5 de dezembro.

Para se inscrever basta acessar o link e clicar em ‘Fazer minha matrícula’: https://cadastro.sc.senai.br/QualificaTech

Por Catarinas Comunicação ||  texto: Cláudia Pletsch – Foto: Anna Laura de Lorenzi Carvalho

Leia também

Deixe um comentário

seis + 6 =