Nesta segunda-feira (12 de maio), no período da manhã, a entrega dos kits ocorreu no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) e Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão. No início da noite, foi a vez dos estudantes da Emeb Santa Helena receberem os kits
Os kits foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria Municipal da Educação. Um investimento de mais de R$ 900 mil. São cinco tipos distintos de kits, adaptados à necessidade de cada etapa e nível da Educação Básica: Infantil – Pré-Escolar; Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais; e Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os kits da Educação Infantil, por exemplo, contêm itens como massa de modelar, pincel nº 8 e tinta guache. Já os kits do Ensino Fundamental – Anos Finais contêm esquadros de 45° e 60° e transferidor de 180°. Alguns dos itens comuns a todos os kits são caderno, lápis grafite, apontador, borracha e canetas esferográficas de cores azul, preta e vermelha
A Prefeitura de Lages adquiriu mais de 15 mil kits de materiais escolares por meio da adesão, na condição de “carona”, à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), respeitando os limites de valor e quantidade estabelecidos pelo órgão federal. É importante esclarecer que, neste modelo de aquisição, o FNDE, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apenas disponibiliza a ata – resultado de uma licitação nacional – com o objetivo de facilitar a compra de materiais por estados e municípios.
No entanto, o pagamento dos kits é de responsabilidade exclusiva do ente que adere à ata. No caso do Município de Lages, a aquisição foi custeada com recursos do salário-educação, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), sem transferência direta de verbas específicas do MEC ou do FNDE.
A Prefeita Carmen Zanotto enfatizou o impacto positivo que os kits trarão para a qualidade de aprendizagem no Sistema Municipal de Educação. “Os kits são equipados com todos os itens necessários para que nossas crianças e estudantes possam ter um pleno aprendizado, o que vai impactar positivamente também no trabalho de nossos professores. Para melhorar a educação no nosso município, temos que dar condições de trabalho a todos”, enfatiza a prefeita Carmen.
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, a entrega dos kits representa bem mais do que apenas itens de material escolar. “Não são apenas cadernos, réguas, lápis de cor. Ao entregar estes materiais, oferecemos aos nossos estudantes um passaporte para o futuro. Estes kits representam a igualdade de oportunidade no aprendizado para que, desta escola, saiam outros professores, médicos, advogados, entre tantas outras profissões”, ressalta o secretário Cristian.
A pequena Micaeli Vitória Rech Pessoa, de oito anos, aluna do 3º Ano do Ensino Fundamental da Emeb Mutirão, aprovou seu kit de material escolar. “Gostei muito dos materiais. Com certeza vão me ajudar muito nas aulas. Muitas coisas eu perdi no ano passado e agora vou poder usar de novo”, comenta a estudante.
João Guilherme Souza, de 11 anos, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental da Emeb Santa Helena, ao observar e tocar o conteúdo de seu kit, também aprovou. “É muito bonito, gostei bastante”, destaca João. A distribuição dos kits de material escolar será finalizada nesta quarta-feira (14 de março), com a entrega dos materiais aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em cerimônia que será realizada na Emeb Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Nilton Wolff