Copa Santa Catarina Sub-17 movimenta o esporte e a economia de Lages e Correia Pinto ao acolher atletas de distintas partes do Brasil

Por Luiz Del Moura

Em clima de Série A, depois de o Leão Baio colocar as garras em cima e abocanhar o acesso à elite do futebol catarinense para 2024, Lages e região serrana vivenciam um novo episódio em nível de Estado e holofotes viram-se novamente à cidade mais populosa da Serra

A maré está para peixe, sim, assim como o placar está para título! Após um domingo marcante não somente para o acervo memorial e imortal do futebol de campo de Santa Catarina, mas, sobretudo, para as páginas da história de Lages, quando o Internacional, o colorado lageano Leão Baio, assegurou seu retorno à elite do futebol catarinense para 2024, em um empate por 2 a 2 com o time Santa Catarina, em 20 de agosto, com gols de Everton Dias (contra) e Igor Bahia, vem mais notícia boa adiante, no âmbito dos gramados e das redes. A Copa Santa Catarina Sub-17 reunirá atletas masculinos de 16 clubes de futebol de campo, e a Serra Catarinense contará com representante, mais precisamente de Lages, e irá sediar partidas, especificamente, Correia Pinto, único município da região a recepcionar as rivalidades. A competição, organizada e promovida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), terá início no dia 16 de setembro, com previsão de encerramento para 2 de dezembro.

Confirmação de participação dos seguintes clubes: Agrifut (Itajaí), Atlético Catarinense (São José), Barra FC (Balneário Camboriú), Casa Lar (Araranguá), Caçador, Concórdia, Hercílio Luz (Tubarão), Imbituba, Juventus (Jaraguá do Sul), L10 (Lages), Manchister (Palhoça), Marcílio Dias (Itajaí), NFC (Blumenau), Profut (Araranguá), Seara e Tubarão.

Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro clubes cada. Os clubes jogarão entre si em turno e returno. Os dois primeiros avançam para a segunda fase, que, a partir deste momento, contará com jogos eliminatórios até a grande final. No grupo de Lages – A – estão Seara, Concórdia e Caçador.

A equipe lageana participante do campeonato é a L10 – Centro de Formação de Atletas – Escola de Futebol Fernando Lessa, com seu plantel formado de 27 a 30 atletas com idade entre 14 e 17 anos, na categoria de rendimento. No staff, 15 profissionais.

O conjunto de competidores e de profissionais técnicos e de suporte chegaram a Lages na segunda-feira (21 de agosto), mesmo dia da apresentação, ocupando o alojamento situado no Centro, um imóvel alugado para abrigá-los pelo período de duração da Copa Santa Catarina Sub-17. Atletas desembarcam em Lages gradativamente, originários de diferentes regiões do Brasil, de Estados como Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O primeiro treino aconteceu nesta terça-feira (22 de agosto), na sede social do Clube Princesa da Serra, bairro Penha, acesso à rodovia SC-114.

A estreia do L10 está definida para o dia 16 de setembro, contra o Concórdia, às 15h, no Estádio Paulo Roberto Gomes, bairro São João, em Correia Pinto. Será o jogo nº: 1 da 1ª rodada (turno). Na sequência, em 23 de setembro, o time entra em campo contra o Caçador, no Estádio Salézio Kindermann, em Caçador – jogo nº: 9 da 2ª rodada; dia 30 de setembro, com Seara – jogo nº: 18 da 3ª rodada; dia 7 de outubro, contra Seara – jogo nº: 26 da 4ª rodada; dia 14 de outubro, com Caçador – jogo nº: 33 da 5ª rodada e, no dia 21 de outubro, o adversário será de novo o Concórdia, no Estádio Domingos Machado de Lima (Concórdia) – jogo nº: 41 da 6ª rodada. Todos às 15h. A entrada para assistir aos jogos é franca.

As vantagens de os jogadores estarem inseridos em uma disputa deste porte, como a Copa Santa Catarina, significam estruturação da categoria de base e projeção em um campeonato em que os atletas do clube consigam chamar a atenção de times com maior expressão.

O coordenador da L10, Fernando Lessa, enxerga claramente o aproveitamento dos garotos na disputa, já em preparação. “A escolinha entrou na Copa Santa Catarina com a categoria de base em rendimento. Os nossos ‘mandos’ de jogos serão em Correia Pinto. As expectativas são bem otimistas. Nossos atletas estão em treinamento há meses e intensamente determinados e focados no trabalho forte para a busca dos resultados”, ressalta Lessa, ao acrescentar: “A ideia é cada vez mais impulsionar o esporte em Lages e Serra, não apenas com a nossa escola de futebol, mas com o grupo de rendimento. Outras categorias deverão ser inseridas neste projeto, ampliando os horizontes e as oportunidades a adolescentes e jovens de outras idades.” Os patrocinadores da L10 são Restaurante e Hotel Queijo & Cia e OTG Deportes Agenciamento de Profissionais para Atividades Esportivas, Culturais e Artísticas.

O que Lages e Correia Pinto ganham?

A movimentação do grupo com quase 30 competidores da L10 – Centro de Formação de Atletas – Escola de Futebol Fernando Lessa na Copa Santa Catarina Sub-17, além de dirigentes, comissões técnicas – treinadores e assistentes; preparadores físicos; profissionais de saúde, alimentação, vestuário, logística/transporte e apoio; familiares, e amigos de jogadores, está justificada por Lages está servindo como ponto de alojamento e treinamento e, sob efeito da mobilização, seus diversificados pontos de comércio e prestação de serviços passam pelos impactos econômicos diretos e indiretos com a presença dos esportistas. A circulação deste público deverá permanecer incisiva. O fluxo de pessoas nas ruas de Lages aumentará nos fins de semana e feriados, quando familiares dos atletas estarão os visitando no alojamento, e em dias de jogos, bem como em Correia Pinto, cidade da Serra com vastos pontos comerciais e sede de jogos.

Amplo o leque de espaços, principalmente no centro de Lages. Lojas de vestuário; shoppings, galerias; restaurantes; pizzarias; lanchonetes; cafeterias; chocolaterias; panificadoras; bares; pubs; supermercados, e postos de combustíveis. Táxis e transporte por aplicativos. E pontos turísticos a serem visitados em passeios, como a Catedral Diocesana, Centro Cultural Vidal Ramos, Parque Jonas Ramos (Tanque), Morro da Cruz, museus, praças e monumentos.

Porém, a circulação de pessoas já está visualizada bem antes, no transporte aéreo e rodoviário. Atletas e demais passageiros relacionados à Copa Santa Catarina Sub-17 em aeroportos da Serra Catarinense, com desembarques e embarques no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, e no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto.

São 300 garotos entre quatro e 17 anos em Lages e Braço do Norte

Fundada em 2018 e natural de Braço do Norte, Sul de Santa Catarina, a L10 – Centro de Formação de Atletas – Escola de Futebol Fernando Lessa possui um polo/extensão aberto em Lages. Na unidade de Braço do Norte a escola mantém em torno de 200 atletas, e em Lages, 100. Ao todo, nas duas, alunos com quatro anos até 17.

Nas redes sociais do L10 é possível acompanhar a rotina dos jogadores: @l0.escoladefutebol e @10.complexo – Instagram – e L10 Escola de Futebol – Facebook. Contatos: (48) 98836-7894 e l10escoladefutebol@gmail.com.

Clube na Federação de Santa Catarina e com planos de estar em mais quatro categorias

A L10 – Centro de Formação de Atletas – Escola de Futebol Fernando Lessa tem atuação exclusiva de futebol de campo e se tornou um clube na Federação Catarinense de Futebol (FCF), portanto, um clube a mais em Lages, e pretende-se, em breve, nos próximos anos, como ocorre com a Copa Santa Catarina Sub-17, a sua inclusão nas disputas em outras categorias, como sub-11, sub-13, sub-15 e até mesmo sub-20, realizadas pela Federação. O treinador Fernando Lessa possui a Licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como treinador de futebol.

Copa Santa Catarina Sub-17 – 2023

Grupo A

Seara

Concórdia
Caçador
L10 (Lages)

 

Grupo B

Casa Lar (Araranguá)
Profut (Araranguá)
Hercílio Luz (Tubarão)
Tubarão

 

Grupo C
Imbituba
Atlético Catarinense (São José)
Manchister (Palhoça)
Barra FC (Balneário Camboriú)

 

Grupo D
Marcílio Dias (Itajaí)
Agrifut (Itajaí)
NFC (Blumenau)
Juventus (Jaraguá do Sul)

Inter sobe à elite do futebol de Santa Catarina, uma inspiração a quem está no começo da carreira

Os garotos da Copa Santa Catarina Sub-17 podem se inspirar nas batalhas do Internacional de Lages e em sua corrida contra o tempo para voltar à Série A do Campeonato Catarinense, a ser disputada em 2024. Rebaixado em 2018, o Leão Baio ficou cinco anos na 2ª divisão do Estadual. No retorno, o time do técnico Evandro Guimarães mostrou evolução ao longo do Campeonato e, semelhante a acessos anteriores, como grande trunfo, o apoio da torcida.

Vitória de 1 a 0 contra o Nação no jogo de ida da final da Série B em Lages bate recorde de público no Estádio Tio Vida

O colorado lageano entrou em campo na noite desta quarta-feira (23 de agosto), no primeiro confronto da final da Série B do Campeonato Catarinense, com o Nação, de Joinville, “em casa”, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior (Tio Vida), em Lages, pelo jogo de ida da final da Série B. Ovacionado por uma multidão de torcedores em uma partida emocionante e conquista do melhor resultado no dia, o Internacional ganhou por 1 a 0, com gol do atacante/centroavante Igor Bahia, agora líder da artilharia do Campeonato.

Nas arquibancadas, recorde de público, 4.452 torcedores em plena quarta-feira. Durante o Campeonato, a equipe de Lages jogou sete vezes no Tio Vida, com um total de 11.495 torcedores. A presença na noite desta quarta resultou em uma receita de R$ 123.245,00 para o time.

A partida de volta com o Nação será no próximo domingo (27 de agosto), às 15h, na Arena Joinville. Comitivas devem seguir a Joinville para agitar o estádio e animar ainda mais os jogadores. O time do Planalto Norte também conquistou uma vaga na Série A do Campeonato Catarinense para o próximo ano.

Colorado pode ser tetra

O Internacional de Lages poderá ser tetracampeão da Série B do Campeonato Catarinense neste domingo (27 de agosto). Em 1990 foi pela primeira vez; bi em 2000 e tricampeão em 2014.

Troféu Zé Melo ao campeão da Série B

O vencedor do Campeonato Catarinense da Série B 2023 irá receber o troféu “Zé Melo”. A homenagem foi oficializada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) nesta quarta-feira (23 de agosto). José de Melo faleceu em março deste ano aos 63 anos, em Lages.

Zé Melo foi o maior artilheiro da história do Internacional de Lages. A sua trajetória no futebol iniciou no profissional no Vasco, em que foi campeão do Campeonato Brasileiro em 1974.

O atleta teve duas passagens pelo Inter de Lages, inclusive, na segunda delas, foi artilheiro da Copa Santa Catarina de 1992. Em 2007 foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de cidadão lageano.

Concurso “Eu com Meus Parças na Final do Catarinense Série B 2023”

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) desenvolve uma ação para a partida final do Campeonato Catarinense da Série B 2023. A promoção cultural visa mostrar os torcedores do Internacional e Nação motivados à caça do título da competição estadual. “Eu com Meus Parças na Final do Catarinense Série B 2023” irá premiar o torcedor vencedor de cada clube com quatro ingressos para o segundo jogo da decisão e uma bola oficial da competição – Regulamento.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Simone Souza/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

5 − 3 =