Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte celebra sucesso do Projeto Xadrez em escolas municipais

Por Luiz Del Moura

A administração municipal, por meio da secretaria, vem promovendo essa prática esportiva em parceria com a Comissão Municipal de Esportes, atendendo a demanda de cerca de 130 estudantes nos últimos dias.

A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para tomar decisões em situações que exigem raciocínio rápido, além de formar cidadãos íntegros por meio de uma atividade lúdica.

“Estamos muito felizes com os núcleos de xadrez em nosso município, pois auxiliam muito as nossas crianças e adolescentes no desenvolvimento do raciocínio e da concentração. A prática de um esporte saudável desperta simpatia e auxilia nos aspectos do dia a dia escolar. Agradecemos muito à administração municipal e à Secretaria de Educação pelo carinho que foi pensado em implantar a prática do xadrez, trazendo aos nossos alunos maiores possibilidades de aprendizado e socialização”, comentou Luiz Fernando Batista, diretor do Esporte.

Segundo a secretária municipal de Educação, Fabiana da Silva, ela está maravilhada com a postura do professor Marcelo Raitz, que vem conduzindo essa prática esportiva com muito comprometimento, habilidade e, acima de tudo, amor. São necessários profissionais assim que desejam fazer a diferença no presente e no futuro de nossas crianças e adolescentes!

A prefeita municipal Claudiane Varela Pucci enfatizou que o xadrez é considerado um esporte que desenvolve o espírito ético de seus praticantes. “Não há formas de burlar a regra no xadrez. Fica claro, portanto, que o xadrez, além de ser um esporte para muitos, serve também como ferramenta de aprendizado para os mais jovens. A prática desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomada de decisões, contribuindo para a formação de nossos estudantes”. Comentou Claudiane.

Leia também

Deixe um comentário

um + 11 =