Começam as inscrições do XVIII Congresso de Educação do Município de Lages

Por Luiz Del Moura

O evento acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês de julho e terá como tema “Ensino e humanização no contexto da educação pública”

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), abriu as inscrições para a XVIII edição do Congresso de Educação do Município de Lages. O tradicional evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho e terá transmissão pelo canal do Youtube da SMEL. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode se inscrever.

O congresso terá como tema “Ensino e humanização no contexto da educação pública”. Contará com cinco conferências com renomados nomes do cenário nacional. Entre os palestrantes estão especialistas, mestres e doutoras em educação. A programação completa do congresso está disponível no site da SMEL.

Podem participar do evento profissionais da educação, estudantes de graduação e demais interessados, e os participantes terão direito à certificado. Os interessados podem se inscrever na página da Secretaria Municipal da Educação, por meio do link: https://sites.google.com/educacaolages.sc.gov.br/congresso-municipaldaeducacao/home

Programação

25/07/2024 (Quinta-feira)

  • 14h – Apresentações culturais.
  • 15h – Abertura oficial com autoridades
  • 16h30 – Conferência de Abertura – Prof. Esp. Regina Shudo
  • 18h – Encerramento

26/07/2024 (Sexta-feira)

  • 9h – Conferência – Profª Dra. Ângela Della Flora
  • 11h – Práticas Exitosas da Educação Básica Municipal
  • 14h – Conferência – Profª Dra. Arceloni Volpato
  • 15h – Conferência – Profª Dra. Maristela Campos
  • 16h – Conferência – Profª Ma. Jane Haddad
  • 17h- Encerramento

Palestrantes

Dra.  ngela Della Flora – Professora, mestre em sociologia e doutora em Educação. É membro do Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação do CED/UFSC; membro da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo na UFSC; e membro da Comissão de banca de hetero-identificação dos estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que ingressam na universidade pelo direito às cotas raciais e desenvolve projetos de extensão vinculados a promoção de uma educação antirracista.

Esp. Regina Emiko Shudo – Pedagoga, especialista em Educação, com ênfase na Educação Infantil. Atuando há 36 anos na área educacional, foi professora da educação básica e superior, coordenadora e diretora em instituições de ensino. Atualmente, dedica-se a contribuir com a formação do professor, ministrando cursos e palestras, principalmente para educadores que atuam na área pública. É autora de livros infantis e diretora da Amaná Educacional, empresa de consultoria e assessoria pedagógica.

Dra Arceloni Neusa Volpato –  Doutora e mestre em Linguística (Psicolinguística). Já atuou nos ensinos fundamental, médio e superior, ocupando diversos cargos de gestão. É presidente da Associação Latino-americana de Ciência, Tecnologia e Inovação (ALAC); membro do Conselho Executivo da FAI (Índia); embaixadora da Charles Walter Society for Innovation and Rechearch (CWSIR) para a América Latina; diretora Geral do ABRV.edu Instituto de Educação e Inovação e na OpenEdux e assessora ad hoc no Ministério da Educação do Brasil (MEC) como como avaliadora de credenciamento institucional, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FAPESE). Possui alguns livros, capítulos e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Dra. Maristela Campos – Mestrado em Letras e doutora em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente é professora de Inglês, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino da língua estrangeira, inglês como língua estrangeira, literaturas afro-canadense, afro-americana e afro-brasileira, literatura comparada, intertextualidade poético-musical, jazz, blues, e samba como poéticas de resistência na diáspora africana nas Américas. É membro do Grupo de Pesquisa Alteritas – Pesquisa e Estudos em Diferença, Arte e Educação (CNPq); membro da Cátedra Antonieta de Barros: Educação Para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo da UFSC e membro da Comissão de Formulação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da Universidade de Santa Catarina, entre outras funções.

Ma. Jane Haddad – Pedagoga, Psicopedagoga e mestre em educação. Possui mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É autora de livros sobre temas educacionais e saúde mental. Seus livros são: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens.

Texto e fotos: Adecir Morais

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