Moradores, agricultores e pecuaristas da localidade Caetano Verza ganham ponte totalmente nova

Por Luiz Del Moura

Depois da conclusão da obra, o trânsito foi liberado imediatamente, eliminando o impasse à população local

Após um incidente de deterioração da ponte da estrada geral situada na localidade Caetano Verza, na área rural do município de Lages, mais precisamente no ponto de travessia da localidade Tia Cema, a prefeitura, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Pesca, providenciou a montagem de uma nova ponte com mais de 4,20 metros de extensão, para assegurar o acesso à trafegabilidade de veículos de moradores, agricultores, pecuaristas, empresários e visitantes deste ponto da malha viária municipal. Caetano Verza está próxima a Pedras Brancas, sentido de Lages a Painel. A ponte é meio de ligação a lugares como Pedras Brancas e Bocaina do Sul.

Em razão do baixo grau de complexidade, este tipo de trabalho normalmente tem duração de um ou dois dias de execução. Os servidores concluíram a tarefa nesta segunda-feira (29), excluindo os transtornos à população local ao liberar o trânsito de carros imediatamente. Até então, as pessoas utilizavam um caminho de desvio como alternativa de passagem para chegar ao destino de ida ou volta.

O conjunto de serviços compreende a recuperação/reforma de cabeceiras da ponte, e consiste na reestruturação de barrancos de terra com assentamento de pedras, aterramento e compactação de material; colocação e reposicionamento de seis vigas de madeira (entre reaproveitadas e novas) como base de sustentação para pranchas de madeira superiores, posteriormente acomodadas, e substituição de pranchas de madeira, com a instalação de 28 peças de 4,20 metros de comprimento, nas medidas de 12X30 polegadas cada uma, das quais oito servem como “carrero” para os pneus de automóveis, camionetas, caminhonetas, caminhões e motocicletas.

A prefeitura realiza, permanentemente, manutenção/conservação de estradas de terra (chão batido) gerais e vicinais, com cascalhamento e patrolamento, inclusive desobstrução de canaletas às margens das vias para escoamento pluvial (águas das chuvas), fator que evita formação de desníveis (ondulações), buracos e valetas, além de supressão de elevações entre os sulcos gerados pelas rodas dos veículos ao centro da pista (camalhões), e reconstrução e instalação de novas pontes de madeira e concreto, no interior do município. Chuvas torrenciais e constantes são alguns dos agentes causadores de problemas. “A Secretaria atua diariamente para resolver estas questões e atender prontamente os pedidos da comunidade em tempo hábil, e colaborar com seus deslocamentos até a cidade no escoamento de suas produções agropecuárias e ao cuidar de assuntos econômicos e pessoais”, pontua o assessor de Governo, Emerson Góss da Cruz.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria da Agricultura e Pesca/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

2 × cinco =