Serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e fazem parte dos preparativos para a 35ª Festa Nacional do Pinhão
De 6 a 22 de junho todos os caminhos remetem a Lages. A expectativa é grande para a realização de mais uma edição da Festa Nacional do Pinhão, que neste ano terá diversas novidades. Uma delas é o local que deve servir de palco para os shows nacionais anunciados: O Estádio Vidal Ramos Júnior, no bairro Sagrado Coração de Jesus.
À frente das atividades, a prefeita Carmen Zanotto avalia os preparativos como positivos, visto que serão permanentes. “Estamos organizando uma Festa de resgate de nossa história e cultura serranas, enquanto cuidamos da nossa cidade. E estes avanços também farão parte da infraestrutura urbana mesmo após o término do evento, já prevendo competições com acessibilidade, como o caso dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em setembro”, ressalta.
Ao pensar em atender ao grande público que deve se fazer presente – são esperadas até 20 mil pessoas a cada noite de programação, equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura estão trabalhando no local. São serviços como a abertura de um novo portão de entrada e saída, para facilitar o acesso da população. E a construção de calçamento com paver (lajotas pré-fabricadas específicas) no local onde estarão os banheiros químicos destinados às Pessoas com Deficiência (PcDs).
Os arredores do Tio Vida também estão sendo contemplados. Enquanto as reformas e adequações ocorrem na parte interna, a operação tapa-buraco já passou pelo estacionamento do Ginásio Ivo Silveira e ruas laterais. A programação ainda se estendeu por diversas ruas do bairro. Para garantir a correção das vias, as equipes utilizam massa asfáltica e rolo compactador.
As redes de drenagem pluvial em ruas próximas também estão sendo revisadas. Os técnicos desta área realizam diversas intervenções, de acordo com a necessidade: Desobstrução, conserto ou construção de bueiros. Limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias. Ligação e conferência das redes. Correção de vazamentos e emergências semelhantes, entre outras.
Por fim, a rua Jairo Luiz Ramos, recentemente asfaltada, também está recebendo atenção extra. A via tem início no cruzamento com a rua Humberto de Campos e segue até as extremidades da avenida Duque de Caxias. E o trecho que passa ao lado do Estádio Vidal Ramos Júnior concentrará a área destinada aos vendedores ambulantes, devidamente credenciados, com opções para atender o público durante os shows nacionais.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica a necessidade dos reparos. “São medidas importantes para garantir que os espaços estejam acessíveis e dentro das normas. Mas também priorizando que a segurança e integridade de todos os participantes esteja preservada”, resume.
Outras secretarias, como a de Serviços Públicos, e a própria Fundação Municipal de Esportes (FME), também devem executar melhorias no local. Todos os serviços estão sendo acompanhados pela Comissão Organizadora da 35ª Festa Nacional do Pinhão. “A edição Raízes será voltada ao que temos de melhor: O povo lageano. Juntos somos responsáveis por construir Lages e manter vivas nossas tradições. Serão momentos de celebração, mas também de inovação e olhos atentos ao desenvolvimento, como tem sido prioridade e uma das marcas desta gestão”, avalia o executivo de Comunicação da Prefeitura de Lages, e um dos responsáveis pela organização do evento, Diogo Schimitz.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Nilton Wolff/Priscila Dalagnol/Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
