O Juizado Especial Cível da comarca de Lages deve pautar, até o final desta semana, cerca de 150 processos para buscar a resolução de conflitos por meio do diálogo em audiências que integram a 17ª Semana Nacional da Conciliação. A mobilização será realizada de 7 a 11 de novembro de 2022 em todo o Brasil. O intuito é estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Neste ano, a edição tem como tema: “Menos conflitos, mais recomeços”.
Depois de dois anos de forma remota por conta da pandemia, as atividades voltam a ter a presença de público, porém, de forma híbrida. Ao todo, seis conciliadores terão a tarefa de conduzir as audiências nos períodos da manhã e tarde. Serão, em média, 30 tentativas de acordo por dia.
A expectativa de resultados positivos é grande. “Como as pessoas vem mais abertas à conversa, com o espírito de conciliar, as chances de lograrmos êxito são maiores. Essa possibilidade de diálogo entre as partes é fundamental para firmar acordos satisfatórios aos envolvidos ”, destaca o juiz Geraldo Corrêa Bastos.
O magistrado explica que o maior número de processos pautados para sessões conciliatórias, são ações de cobranças de títulos, como cheques e notas promissórias, e despesas de condomínios. Também constam da pauta ações relacionadas a contratos de locação, direito de vizinhança, do consumidor e acidentes de trânsito.
Quem já possui ação no Juizado Especial Cível e quiser buscar um acordo em audiência designada para ocorrer durante a Semana da Conciliação, pode entrar em contato com a unidade até o fim desta semana. O contato para mais esclarecimentos pode ser feito por telefone no número (49) 3298-3560, pelo whatsapp 49 988175605 ou e-mail lages.juizadocivel@tjsc.jus.br.
NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste – Taina Borges
Foto: Freepik