Medida é para conter casos graves e internações
Anteriormente, a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) era direcionada aos grupos prioritários de maior vulnerabilidade, como idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e crianças até seis anos. Agora, com essa nova diretriz, a vacina se torna acessível a toda a população, ampliando significativamente a proteção contra a gripe.
A secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, ressaltou a importância dessa medida, principalmente para conter o vírus antes da chegada do inverno, destacando que ela contribuirá para a proteção coletiva e para a redução dos casos mais graves da doença. “É fundamental que todos façam a vacina, garantindo não só a sua proteção individual, mas também contribuindo para a imunidade coletiva e o bem-estar de toda a população. Vamos juntos continuar promovendo a saúde e combatendo a propagação da gripe em nossa cidade.”
É importante ressaltar que a gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida principalmente através das secreções das vias respiratórias. O contato com superfícies contaminadas também pode facilitar a disseminação do vírus. Por isso, além da vacinação, medidas simples de higiene e prevenção são fundamentais para reduzir o risco de infecção com, lavar as mãos regularmente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados são práticas que ajudam a proteger contra a gripe e outras doenças respiratórias.
Pontos de vacinação
- Tito Bianchini: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h
- Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTR): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Carro da Vacina: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, conforme cronograma
Texto: Thiago Junkes