Prefeitura de Lages participa do II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas

Por Luiz Del Moura

Evento discutiu ciência, governança e estratégias de adaptação; município foi selecionado para receber consultoria do Programa AdaptaCidades

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria do Planejamento Urbano, participou, na quarta-feira (1º de outubro), do II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas, realizado no auditório da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GranFpolis). No tema “Ciência e Governança”, o encontro reuniu representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, instituições de ensino e entidades da sociedade civil. Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), pelo Instituto de Mudanças Climáticas e do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).

Durante o evento foi lançado oficialmente em Santa Catarina o Programa AdaptaCidades, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Lages foi selecionada para integrar o grupo de municípios que irão receber consultoria especializada para o desenvolvimento de projetos e planos de adaptação às mudanças climáticas.

O secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini, acompanhado de equipe técnica, representou o município. Segundo ele, o Seminário resultou em importantes encaminhamentos. “Foi um espaço muito rico de troca de experiências e de acesso a metodologias que vão contribuir para que Lages avance em soluções práticas. Saímos do evento com a certeza de que este alinhamento entre ciência e políticas públicas pode trazer ganhos efetivos para a cidade”, avalia Corbellini.

A participação no Seminário ocorreu em alinhamento com a prefeita Carmen Zanotto, que tem fortificado a significância do diálogo regional e da integração de Lages em discussões estratégicas. “A presença do município no AdaptaCidades deve possibilitar novos projetos e ampliar as condições de enfrentamento dos desafios climáticos”, reitera a prefeita.

A programação do encontro contou com conferências e painéis sobre temas, como, ciência, cidades e justiça climática, planos de adaptação integrados e ações e financiamento em adaptação, reunindo representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); GIZ Brasil – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GmbHWRI Brasil – World Resources Institute, e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

Texto: Allan Borges

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário