Várzea e região irão receber Ação Lages em Busca do Lixo Zero na próxima quarta-feira

Por Luiz Del Moura

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, diretamente ligada à Prefeitura de Lages, em parceria com a Rádio Clube e a empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, irá promover, nessa quarta-feira (27 de abril), no período entre 8h e meio-dia, ao agraciar a região do bairro Várzea, uma nova edição do Dia D do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, destinado ao recolhimento de artigos fabricados com tipos variados de resíduos sólidos (papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável). Equipes de servidores públicos municipais das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e do Planejamento e Obras já atuam há alguns dias nesta operação especial de benfeitorias de limpeza, manutenção, ordenamento, aperfeiçoamento da infraestrutura e aprimoramento da mobilidade viária na área.

A comunidade deverá encaminhar seus materiais até o ponto de coleta, fixado na avenida 1º de Maio, ao lado da horta comunitária do Projeto Colheita Feliz, da Prefeitura (Secretaria da Agricultura e Pesca). Serão aceitos objetos, como garrafas pet e de vidro;caixas; lâmpadas; pilhas; baterias e/ou carregadores;fogões; geladeiras; máquinas de lavar roupas;louças sanitárias; aparelhos televisores, de celular, CDDVD e de videogame; computadores, e pneus. Enfim, produtos inservíveis ao consumo sob o ponto de vista do cotidiano da população.

Os itens serão entregues à Eco Centro Sul, responsável por tomar providência quanto à retirada de peças e outros componentes para seu reaproveitamento e transformação, colaborando com o meio ambiente ao sensibilizar as pessoas sobre a contenção do desperdício e de descartes irregulares em terrenos baldios privados, áreas institucionais e em rios, riachos e córregos. Entulhos industriais e detritos orgânicos, como galhos de árvores, também serão recolhidos, tornando Lages um município mais limpo e organizado. Caminhonetes e caminhões basculantes (caçambas) e com carroceria, da frota da Prefeitura, estarão a postos para o carregamento e transporte dos volumes rejeitados.

A Secretaria da Agricultura e Pesca fará a distribuição gratuita de mudas de hortaliças, enquanto a Secretaria da Saúde irá prestar orientações pertinentes aos seus serviços e, sobretudo, referentes ao Programa Saúde na Mão Lages (0800 444 3355), com atendimento todos os dias da semana (inclusive feriados), 24 horas por dia. A Secretaria do Planejamento e Obras estará presente. A Ação do dia 27 de abril será transmitida ao vivo pelo Programa Clube Comunidade.

No fim do mês de fevereiro deste ano, os contemplados pela mobilização Ação Lages em Busca do Lixo Zero foram os moradores dos bairros Vila Maria e Maria Luiza, e adjacências, na primeira Ação Lages em Busca do Lixo Zero de 2022. Em 2021, entre as regiões de bairros e loteamentos da cidade beneficiadas estiveram Santa Mônica, Santa Helena, Santa Catarina, Guarujá, Morro do Posto e Vila Mariza. “Em todos os agendamentos anteriores, a comunidade esteve engajada e trouxe seus materiais até nossos pontos de coleta de forma consciente. Pedimos que, ao adquirirem mercadorias novas, habitantes de Lages não joguem as coisas antigas, os isopores e as caixas em qualquer lugar que julgar oportuno, pois é inadequado, incorreto e ilegal. Nas escolas, as crianças aprendem desde pequenas, o jeito certo de resolver estas pendências corriqueiras, e sabem que as atitudes de hoje respingam no futuro, nos dias de chuvas fortes, quando há enxurradas e coletores de resíduos e rios enchem rapidamente, entopem e transbordam, deixando um rastro de sujeira, incômodo e prejuízos. A Prefeitura idealiza e executa estas ações justamente para facilitar a vida dos cidadãos e atribuir melhor qualidade dos serviços ao interesse coletivo”, reflete o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente: 3019-7472.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Leia também

Deixe um comentário

4 × 3 =