Homenagem do Poder Legislativo aos 40 anos do 6º BPM

Por Luiz Del Moura

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (9), no Plenário Nereu Ramos, foi prestada homenagem ao 6º Batalhão de Polícia Militar pelo aniversário de 40 anos de atuação no município de Lages e na região serrana. O ato atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo 012/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Jean Felipe (Progressistas), e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. Durante o evento, foi apresentado um & aacute;udio visual produzido pela equipe da TV Câmara sobre o trabalho da corporação.
Compuseram a mesa dos trabalhos, representando o prefeito, o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Eroni Delfes; Luciana Rodermel, delegada regional de Polícia Civil; coronel Ariovaldo Pacheco, comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar; tenente-coronel Edgar Ramon Noceti, diretor do Colégio Militar de Lages Feliciano Nunes Pires; e tenente-coronel Fabiano da Silva, comandante do 6º BPM.
Filho de um militar, Jean Felipe reconheceu a importância da polícia em sua vida e manifestou seu carinho pela instituição. “Nosso sustento veio da profissão do meu pai, foi isso que sempre me fez estar perto do 6º BPM. Desde os meus oito anos de idade frequentei o quartel. Ao longo dos anos, pudemos perceber a evolução e o aprimoramento, e este é um dos meus últimos atos como presidente da Câmara de Lages, não poderia deixar passar em branco os 40 anos do batalhão, entretanto, meu gabinete sempre estará aberto à Polícia Militar”, argumentou ele.
As comemorações do 40º aniversário de implantação do 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages acontecem no decorrer do mês de novembro, com competições de futebol, vôlei, cabo de guerra, supino, corrida e de tiro policial. Sob o comando do tenente-coronel Fabiano da Silva, o 6º BPM conta com mais de 300 policiais em seu quadro efetivo, abrangendo 18 municípios da região do Planalto Serrano e atendendo uma população de quase 300 mil habitantes.
Para Fabiano, o ato é marcante pela relevância da instituição. “Temos buscado, ao longo dos 40 anos de existência, desenvolver diversas ações primordiais de forma a garantir segurança efetiva para a comunidade serrana. São diversas operações e em nosso dia a dia temos feito a nossa parte, atuando de forma íntegra, com os demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública e justiça. Nossos homens e mulheres de farda mostram nosso valor, honra e o espírito de servir”, disse o comandante.

Histórico do 6º Batalhão de Polícia Militar

A presença da Polícia Militar no Planalto Serrano remonta ao Brasil Império, desde a criação da própria corporação, em 5 de maio de 1835. Os efetivos que aqui se estabeleciam eram adequados em conformidade com o crescimento da região e da Vila das Lagens.
Em 1971, uma Companhia foi instalada em Lages, com subordinação ao 3º Batalhão da PM de Canoinhas. O quartel ficava localizado na rua Frei Gabriel, onde hoje funciona uma Escola de Idiomas. Naquela oportunidade, o Planalto Serrano continuava em largo desenvolvimento, por isso, havia a necessidade de se ampliar o efetivo e da construção de uma sede própria para a corporação.
Eis que surge a figura do tenente-coronel Celito Pedro Eyng, comandante que, num trabalho diuturno, incansável e empreendedor, não mediu esforços para tornar os anseios da comunidade lageana uma realidade, permitindo que, em 11 de novembro de 1982, fosse ativado o 6º Batalhão de Polícia Militar.
 Além dos serviços operacionais desempenhados pela radiopatrulha, PPT, Rocam e Canil, no ano de 2016 iniciou-se o trabalho da Rede de Vizinhos, hoje presente em todos os bairros de Lages. Em 2017 passou-se a trabalhar nas escolas com a Rede de Segurança Escolar e também na Rede Rural de Segurança, direcionado à prevenção de furtos, abigeato e outros crimes em propriedades rurais. Em 2018 foi implementada a Rede Catarina, programa direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, que se sustenta em ações de proteção e no policiamento direcionado a Patrulha Maria da Penha. Identificando-se com as caracter&iacu te;sticas socioculturais da comunidade, o 6º Batalhão visa, através da prestação de serviço, contribuir para o progresso e o desenvolvimento da região.

Acompanhe a íntegra da sessão solene.

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Leia também

Deixe um comentário

14 − 1 =