Compartilhar informações e iniciativas para segurança escolar pode motivar um acordo inédito entre Santa Catarina e a Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. A proposta partiu da comitiva catarinense, que conta com os deputados estaduais Lucas Neves e Paulinha, que representam a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em uma missão catarinense nos Estados Unidos. Membros do Ministério Público e Polícia Militar também integram a delegação catarinense.
A parceria terá o propósito de implementar em Santa Catarina iniciativas que tiveram êxito nos Estados Unidos para redução da violência escolar e criação de ambientes acolhedores. O documento será construído com a cooperação da embaixada brasileira de Washington.
A missão envolve os integrantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) para aprofundar o entendimento sobre políticas de segurança em ambientes escolares nos Estados Unidos.
Dos Estados Unidos para Santa Catarina
O modelo americano está consolidado desde a década de 1950, mas foi intensificado após o trágico massacre de Columbine, em 1999. Com um investimento notável de aproximadamente US$ 1 bilhão em programas de policiamento escolar, os Estados Unidos são referência no tema.
“A ideia é voltar com exemplos concretos que possam ser implantados no nosso estado. As ações dos americanos levantam questões pertinentes, como o impacto na comunidade escolar e a busca pelo equilíbrio necessário para garantir um ambiente de aprendizado saudável”, citou o deputado Lucas Neves.
“A violência nas escolas dos EUA se tornou uma epidemia, e já acontece há muitos anos. Conhecer experiências de fracasso e sucesso na prevenção da segurança escolar tem sido incrível, e nos ajudará a encurtar o caminho pra prevenir e reduzir a violência nas nossas escolas também. Nossa comitiva vai visitar instituições educacionais e estruturas de segurança pública”, destacou a deputada Paulinha. A agenda catarinense foi organizada pela equipe da Alesc em parceria com a embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Plano de ação para as escolas
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após a tragédia ocorrida em Blumenau, em abril deste ano. Além de ações de segurança, o projeto foca também em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas, e políticas a longo prazo que eliminem a hipótese de novos episódios trágicos.