Crianças da rede municipal se divertiram com dezenas de brinquedos infláveis

Por Luiz Del Moura

Na última quarta-feira (25) a Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi realizou um dia inteiro de diversão para todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Ao todo, mais de 900 crianças foram beneficiadas com os quase 30 brinquedos infláveis instalados para o grande dia.

A ação fez parte da programação das homenagens alusivas ao Dia da Criança, haja visto que o evento havia sido adiado devido às condições do tempo e clima no início do mês de outubro, impossibilitando as atividades recreativas. O evento proporcionou aos alunos atividades lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, entre outras.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação realizou a locação e colocou à disposição os brinquedos infláveis no Estádio Municipal Silvério Pucci Ceregatti para as crianças da rede, cidade e interior.

A produção e execução da programação recreativa da última semana, foi da APP (Associação de Pais e Professores) da Escola de Ensino Fundamental José Borges da Silva, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, tendo como patrocinador a ENERCAN (Campos Novos Energia), Fundo da Infância e Adolescência – FIA e apoio da Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi,, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Disbessupi e Sicoob Credicanoas.

As atividades recreativas realizadas no mês de outubro, fazem parte do cronograma de execução do Projeto Ação, Prevenção e Diversão que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas do município.

Ainda nesta reta final de ano, o cronograma destaca a dramatização do Teatro, onde as crianças serão influenciadas de forma positiva, ajudando na aprendizagem, construção de valores, despertando o gosto e hábito pela leitura. Vale ressaltar que todas as ações do projeto têm como objetivo as famílias, no fato de ser o primeiro grupo social da criança.

O Projeto

O projeto vem sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro nas escolas da rede, e de acordo com a realidade apresentada. Buscando pela inclusão de todos, nesse sentido trabalhou com o tema bullying com todas as crianças matriculadas.

Outros importantes temas estão sendo trabalhados. Como:

·        Água – A importância da água em nossa vida e em nosso planeta;

·        Show de Mágica – Possibilitando que as crianças tenham conhecimento e interação juntamente com a imaginação;

·        Educação Preventiva – Promovendo conhecimentos da higiene bucal, com orientações e informações essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais;

·        Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil – Realização de mobilizações de modo geral com a rede de proteção do município, bem como em todas as escolas, com informações pertinentes ao assunto e seus números no município;

·        Prevenção do Uso de Drogas – Evitando o consumo de drogas entre os alunos, promovendo o desenvolvimento social saudável;

·        Alimentação Saudável –  Quais alimentos devem ser consumidos todos os dias e quais alimentos devem ser evitados;

·        Dramatização do Teatro – Influenciando de forma positiva e despertando o gosto e hábito pela leitura.

O Projeto Ação, Prevenção e Diversão tem como patrocinador ”master”, a ENERCAN (Campos Novos Energia), com recursos sendo viabilizados pela Lei de Incentivo Fiscal através do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, com apoio da Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

“Hoje o dia foi de muita alegria para os nossos alunos. Todos se divertiram com as quase 30 opções de brincadeiras que disponibilizamos no nosso estádio. Nossas crianças puderam brincar, lanchar, tomar aquele suquinho e se deliciar com o algodão doce, cachorro-quente e picolés que distribuímos neste dia. Agradeço aos nossos parceiros e apoiadores do projeto, os colaboradores da secretaria, diretores, professores, funcionários, motoristas, enfim todos”. Disse a Secretária Municipal de Educação, Enia Maria de Lima Schuermann.

“Nossas crianças merecem isso e muito mais. É muito gratificante poder fazer parte deste importante projeto no município, podendo oferecer o ensino e qualidade de vida para estes, que são o futuro de Anita Garibaldi, do estado e do Brasil”. Destacou João Cidinei da Silva, Prefeito Municipal.

Leia também

Deixe um comentário

5 + 7 =