Agentes de vigilância sanitária e agentes de endemias intensificam combate ao aedes aegypti em Lages

Por Luiz Del Moura

Secretaria de Saúde promove ação conjunta para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em uma ação conjunta liderada pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Saúde e  vigilância sanitária, os agentes de endemia intensificaram os esforços para combater o Aedes aegypti em Lages. Com a chegada das chuvas e o aumento da temperatura, tornou-se ainda mais urgente evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As equipes percorrem a cidade em busca de possíveis focos do mosquito, orientando e conscientizando os moradores sobre os perigos da água parada. Locais como borracharias, ferros velhos, terrenos baldios e áreas propensas à acúmulo de água têm sido alvo das inspeções.

Durante as visitas, identificaram-se diversos focos de água parada, condição ideal para a reprodução e proliferação do Aedes aegypti. João Helton Pereira, agente de vigilância sanitária, ressalta a importância dos cuidados simples, mas essenciais, para eliminar o foco do mosquito. “Eliminar qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja, é fundamental para interromper o foco do mosquito”, enfatiza Pereira.

Para mais informações sobre como prevenir a dengue, zika e chikungunya, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone: (49) 3251-7626

Texto: Thiago Junkes

Leia também

Deixe um comentário

12 + 17 =