Referência em organização e prestação de serviços de saúde em Santa Catarina, o Consórcio Interfederativo da Região da Amures (Cisamures) comemorou nesta quinta-feira (18) seus 28 anos de fundação. A solenidade, realizada no auditório do consórcio, contou com a bênção do padre Marcos Costa e a distribuição de pão aos convidados.
Criado em 1997, o Cisamures iniciou suas atividades com uma estrutura modesta, poucos consultórios e o objetivo de atender a população da Serra Catarinense. Atualmente, dispõe de uma ampla gama de serviços e deve encerrar 2025 com mais de 230 mil atendimentos, entre consultas e exames.
Entre as novidades recentes está a implantação da Central de Distribuição de Medicamentos, que visa centralizar e otimizar a compra e entrega de remédios aos municípios consorciados, garantindo economia, eficiência e padronização dos serviços.
Segundo o presidente do Cisamures, prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, o crescimento da instituição reflete a força do modelo de gestão compartilhada. “Saltamos de cerca de R$ 2,5 milhões em movimentação em 2019 para mais de R$ 15 milhões em 2024. No início, o consórcio reunia 18 municípios. Hoje são 28, incluindo cidades de regiões vizinhas, e ainda temos pedidos de adesão de novos municípios”, destacou.
O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, reforçou a importância do consórcio. “Nosso município tem sete veículos que transportam pacientes todos os dias. Sem o consórcio, não teríamos condições de atender a população. E aqui o atendimento é de excelência”, afirmou.
Desde 2022, o Cisamures vem ampliando sua estrutura e serviços, como os consultórios de oftalmologia, pequenas cirurgias, terapias, atendimentos especializados e até um projeto-piloto de telemedicina. A prefeita de Capão Alto, Sadiana Mello, também participou da solenidade e ressaltou o papel do consórcio em viabilizar atendimentos e gerar economia para os municípios.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Maurício Batalha; do comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Paulo Rangel; e do capitão da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da PM, Bruno Montovani. Os convidados receberam lembranças especiais do evento.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori, também acompanharam a celebração.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures


