O prefeito Antonio Ceron, o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, a presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina, Alice Thümmel Kuerten e demais autoridades, participaram na noite desta segunda-feira (27 de junho), da cerimônia de abertura da 22ª Olimpíada Estadual das Apaes, em Lages, no ginásio Jones Minosso. A solenidade de abertura contou com a linguagem brasileira de sinais.
O evento realizado a cada três anos, reúne no município, mais de 1.100 participantes, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio. A Olimpíada se estende até o dia 1º de julho (sexta-feira). “Somos parceiros desta competição esportiva que integra toda a comunidade. O esporte como ferramenta de inclusão irá movimentar Lages, e mais uma vez, somos sede de uma importante competição em nível de Estado”, comenta o prefeito Ceron.
Abertura
Um dos momentos mais marcantes da abertura foi a apresentação da Fanfarra da Apae de São José do Cerrito, que acompanhou, com os instrumentos de percussão, a execução do hino Nacional Brasileiro, seguido do hino de Santa Catarina e de Lages. Outros destaques foram as apresentações do CTG Barbicacho Colorado, dos alunos do Street Dance, da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural – Prefeitura de Lages e os grupos de danças da Apae de Lages com as apresentações: “Tempo de Mudança” e “Inclusão”.
Tecnologia, Mundo Virtual Metaverso e Transmissão Ao Vivo
A projeção em Vídeo Mapping, produzida pela TVT Produções, por meio do mundo virtual Metaverso fez uma retrospectiva das cidades que já foram sedes das Olimpíadas das Apaes em Santa Catarina. A Imagem TV fez a transmissão “Ao Vivo”, através do canal do YouTube da Federação das Apaes de Santa Catarina. A página da Prefeitura de Lages, no Facebook, compartilhou a transmissão do canal oficial dos jogos. Mais de 1.000 pessoas acompanharam a solenidade de abertura pelo YouTube.
O tenista mais famoso do país e um dos melhores jogadores, da sua modalidade e da história do Tênis de Campo, Guga Kuerten, desejou boa sorte para todos os competidores em sua mensagem virtual.
Acendimento da Pira Olímpica
O momento mais esperado da cerimônia foi o acendimento da Pira Olímpica. Logo após a mensagem do tenista Guga Kuerten, o atleta da Bocha, Alex Godoy, entrou na quadra do ginásio Jones Minosso, com a Tocha Olímpica. Ele repassou para a atleta lagena, do Tênis de Mesa, Gizele Cristina Lopez, que realizou o acendimento da Pira Olímpica.
Já o juramento dos atletas foi feito por Fernando Tavares. Ele é atleta do Futsal, da cidade de Otacílio Costa.
Delegações
Em Santa Catarina a primeira edição da Olimpíada Estadual das Apaes aconteceu em 1987, na cidade de Joinville. As 18 delegações representam as seguintes regiões de Santa Catarina:
- Alto Vale do Itajaí;
- Carbonífera;
- Contestado;
- Encostas da Serra;
- Extremo Oeste;
- Grande Florianópolis;
- Litoral Norte;
- Litoral Sul;
- Médio Vale do Itajaí;
- Meio Oeste;
- Nordeste;
- Oeste;
- Planalto;
- Planalto Norte;
- Sul;
- Vale do Chapecó;
- Vale do Uruguai;
- Serrana;
Modalidades e Praças Esportivas
Os jogos de Atletismo, Basquetebol, Bocha Rafa Vollo, Bocha Paralímpica, Futsal, Handebol, Natação e Tênis de Mesa serão realizadas em cinco praças esportivas: Ginásio Jones Minosso, Ginásio Ivo Silveira, Estádio Vidal Ramos Júnior, Clube Caça e Tiro e Ginásio da Apae de Lages.
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Fundação Municipal de Esportes, é parceira do evento. A Olimpíada Estadual das Apaes é beneficiada pela Chamada Pública de Eventos Geradores de Fluxo Turístico.
Texto: Ari Junior
Fotos: Toninho Vieira