Santa Catarina vai ter mais um curso de Medicina. A autorização foi dada nesta segunda-feira, 15, em Brasília pelo Ministro da Educação, Camilo Santa Catarina. A presidente da Comissão de Educação e Cultura, Luciane Carminatti (PT), participou do evento que liberou a abertura de 25 vagas para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Curitibanos.
Carminatti destaca que essa é uma luta de mais de uma década. “Vamos atender uma demanda antiga da região, ajudando a formar mais médicos com ensino público e de qualidade. O governo Lula está comprometido nos investimentos em Educação e já percebemos o resultado com mais cursos e a abertura de novos institutos federais”, explica.
Além de garantir a formação de mais profissionais da saúde, o novo curso possibilita a interiorização do ensino público federal. São mais vagas para que alunos de diferentes regiões possam estudar sem deixar suas casas. Também contribui para a saúde de toda a região, com estudantes ampliando o atendimento.
A autorização para o curso foi dada durante o 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses em Brasília, organizado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT) e pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal.
Também estavam presentes os deputados federais Ana Paula Lima (PT) e Valdir Cobalchini (MDB), os deputados estaduais Padre Pedro (PT), Marquito (Psol) e Nilso Berlanda (PL), além da secretária de Saúde, Carmen Zanotto, o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, e o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
Atualmente, a UFSC mantém o curso de Medicina em Florianópolis e Araranguá, totalizando 160 vagas oferecidas só em 2024. É a graduação com maior procura de candidatos na universidade.