Profissionais formados na Udesc Lages recebem prêmio de Destaque Caviano

Homenageados receberam placa de agradecimento da instituição

Por Claudio Santos

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu, na tarde sexta-feira, 3, a segunda edição do Destaque Caviano, prêmio em homenagem a ex-alunos de graduação e a instituições ou pessoas que tenham atuação de destaque na relação com a universidade.

Os homenageados receberam um placa de agradecimento, em solenidade realizada no Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos, com transmissão ao vivo pelo canal da Udesc Lages no YouTube. A cerimônia também integra a programação dos 50 anos do centro, que iniciou em 6 de fevereiro e seguirá com eventos mensais até o fim do ano.

O Destaque Caviano teve como personalidade homenageada a vereadora Silvia Oliveira, uma das responsáveis pelo Projeto Lixo Orgânico Zero em Lages. Já os egressos premiados foram Milton Luiz de Almeida, Mayara Oliveira dos Santos, André Leonardo Bortolotto Buck e Nelson Mores.

Além de estreitar laços e homenagear pessoas, o prêmio tem o intuito de valorizar universidade. “O grande propósito é aproveitar este momento para criar uma relação mais próxima com nossos egressos e fazer com que eles contribuam com a formação dos nossos acadêmicos e com as nossas atividades de pesquisa, extensão e inovação”, diz o diretor-geral, André Thaler Neto. “Ao mesmo tempo, também queremos ser uma foça presente para o desenvolvimento profissional de cada um deles”, conclui.

Pública e totalmente gratuita, a Udesc Lages já formou 6.024 profissionais nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Destes, mais de dois terços atuam em Santa Catarina, outros cerca de 20% estão nos demais estados do País e pelo menos 5%, no exterior.

Quem são os homenageados

A Direção-Geral elegeu como Destaque Caviano a vereadora Silvia Oliveira, pela atuação no Projeto Lixo Orgânico Zero em Lages, fruto de uma parceria entre a Udesc Lages e a Prefeitura. A ação é baseada em um projeto de extensão da universidade, iniciado em 2013 pelo professor Germano Güttler, envolvendo, escolas, residências e instituições, em torno da compostagem dos resíduos orgânicos. Silvia atua na coordenação ao lado de Güttler.

O curso de Agronomia homenageou o ex-aluno Milton Luiz de Almeida, formado em 1987. Almeida foi professor da Udesc Lages entre os anos de 1990 e 2005, sendo coordenador do Departamento de Agronomia por duas vezes. Doutor em Plantas de Lavoura, atualmente, administra a maior empresa de recolhimento de papeis e plásticos recicláveis de Santa Catarina.

A homenageada do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi Mayara Oliveira dos Santos. Graduada em 2013, Mayara atua no Ministério das Cidades, em Brasília, onde faz parte da coordenação do Módulo Água e Esgoto, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Doutora em Engenharia Ambiental, desenvolveu parte da pesquisa de doutorado em um dos principais institutos de pesquisas ambientais da Alemanha, usando tecnologias descentralizadas no tratamento de esgotos sanitários.

André Leonardo Bortolotto Buck, formado em 2009, foi o Destaque Caviano do curso de Engenharia Florestal. Doutor em Engenharia Florestal, Buck é sócio fundador de uma empresa especializada na prestação de serviços de mapeamento e atua em projetos nas áreas de engenharia florestal e agrimensura, com ênfase em geoprocessamento e mensuração florestal.

Medicina Veterinária homenageou Nelson Mores, formado em 1980. Pesquisador aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi coordenador do Programa Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia-SC. Mores também foi membro do Comitê Nacional de Sanidade Suína e coordenou um projeto de erradicação da doença de Aujeszky, no Estado, em parceria com agroindústrias, associação de produtores e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva – Foto: Fabrício Camargo/Ascom

Leia também

Deixe um comentário

1 × dois =