Artesanato serrano confeccionado pela Associação Tramatusa é destaque no Senado

Por Luiz Del Moura

O Senado, através da Comissão de Relações Exteriores promoveu recentemente um ciclo de debates sobre a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional. Fechando a primeira fase contou com a participação de todas as regiões do Brasil, inclusive, em audiência pública, quando abordou as produções da Região Sul e Centro-Oeste.

Durante os debates do ciclo ocorreu uma mostra de artesanato no Espaço Ivandro Cunha Lima, reunindo trabalhos representativos das duas regiões, com a presença de diplomatas e autoridades nacionais e estrangeiras. Entre os expositores estava o artesanato lageano “Tramatusa”. A associação criada há 15 anos utiliza a fita tusa para a confecção de peças e tem o estímulo do Sebrae. Os trabalhos têm referências na cultura e costumes da Serra Catarinense.

A deputada federal Carmen Zanotto visitou a Mostra de Artesanato das regiões Sul e Centro Oeste, que teve como objetivo promover a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional. “Fiquei muito feliz em ver os produtos da nossa região, expostos aqui em Brasília. O trabalho é muito bonito e merece destaque. A associação está divulgando a nossa região com peças que contam a nossa história. O Chef catarinense Narbal Corrêa também participou da Mostra expondo pratos típicos do nosso Estado”, comemorou a deputada.

A Associação Tramatusa

Formalizada como associação em 2013, a Tramatusa reúne desde 2006 um grupo de mulheres que se reunia para troca de experiências. Não demorou para as artesãs começarem a produzir peças decorativas com a utilização de material dispensado pela empresa Klabin, conhecido como fita tusa. Classificado como conceitual, este processo artístico ganhou força com a consultoria tanto criativa como de gestão administrativa fornecida pelo Sebrae. Desde então, a Tramatusa já participou de feiras populares, como a Mostra Casa Cor, eventos do Sebrae, oficinas, entre outros. A sede fica localizada no Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt (no Tanque), resultado da parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Fotos: assessoria da deputada

Assessoria de Imprensa Sebrae Serra /Colaboração: assessoria da deputada Carmen Zanotto.

Leia também

Deixe um comentário

16 − 15 =