Biblioteca Pública Municipal funciona com atendimentos presenciais e também por whatsapp

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL), destaca que a Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo, localizada no Parque Jonas Ramos (Tanque), continua em pleno funcionamento, atendendo a comunidade normalmente, tanto na modalidade presencial, quanto pelo whatsapp.

O equipamento cultural, segundo a equipe da biblioteca, formada pela bibliotecária Wemylinn Giovana e a auxiliar Luana Marafigo, tem registrado um movimento maior que o esperado, com um trabalho forte principalmente através do atendimento pelo whatsapp, meio de comunicação que se tornou uma opção viável durante a pandemia, onde o acesso ao local tornou-se limitado por conta das medidas de prevenção à Covid-19.

Wemylinn destaca que recebe um público maior nas terças e sextas-feiras, e tem percebido a procura de um público novo na Biblioteca: meninos adolescentes. “Além disso, obras sobre finanças, crescimento e desenvolvimento pessoal, psicologia, administração, espiritualidade com vertentes para matrizes africanas, literatura clássica, como a inglesa, americana e francesa, têm sido o forte do público nos últimos meses”.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginavam, a revitalização do Parque Jonas Ramos não tem dificultado a procura por parte da população, que continua buscando os serviços da biblioteca. As obras, quando se findarem, embelezarão o local, e poderão servir como um atrativo visual, chamando a atenção para a biblioteca.

“A população que lê, consegue se expressar, dialogar e justificar melhor suas respostas. Atualmente, temos cerca de 25 mil livros em nosso acervo, número que possibilita diversificar a leitura, procurar autores diferentes, vertentes diferentes, edificando e expandindo os conhecimentos não só acerca de um tema, mas de vários”, explica Wemylinn.

Doações: você sabe quais livros a biblioteca aceita?

A Biblioteca Municipal aceita livros de literatura em bom estado, sem riscos e livros lançados após o acordo ortográfico (2016). Livros didáticos acima de 2012/2015 também são aceitos, com o objetivo de renovação do acervo.

Quais livros a Biblioteca não recebe?

Enciclopédias, como Barsa, por exemplo, entre outros.

Atendimentos pelo Whatsapp

Para consultas ao acervo, renovação ou cadastro, o número do whatsapp (49) 3019-7474 pode ser utilizado, com o objetivo de facilitar e tornar mais prático o acesso daquelas pessoas que não dispõem de tempo para visitas na Biblioteca.

Enviando a mensagem, o usuário receberá um link de uma planilha, contendo os títulos do acervo, podendo verificar se o livro que deseja encontra-se disponível, sem precisar deslocar-se.

Link para acesso:

 https://bityli.com/ZlYFhK

Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, as ferramentas de atendimento da Biblioteca Municipal ao contrário do imaginado, aproximou leitores. “A pandemia nos permitiu verificar que já sabíamos, que o leitor e leitora são assíduos deste equipamento cultural, e mesmo com as dificuldades, através do telefone e whatsapp conseguimos aperfeiçoar esse elo com as pessoas”, diz.

Para empréstimos na Biblioteca Pública, é necessário apenas um documento oficial com foto. No primeiro dia de cadastro, o usuário poderá levar para casa o número limite de um livro, por 15 dias. A partir da segunda vez, é possível a retirada de mais livros, respeitando o número máximo de quatro obras.

É importante ressaltar que a biblioteca conta anualmente com todas as obras que são requisitadas como leitura obrigatória para a prova de redação dos Vestibulares da UFSC, UDESC e ACAFE. As obras são emprestadas durante o período máximo de 15 dias, sem renovação, visando oportunizar a leitura para o maior número de vestibulandos possíveis, e, em caso de grande procura, disponibiliza uma lista de espera para demais interessados.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Retirada de dúvidas, renovações, inserções em listas de espera, cadastros e consultas ao acervo, como mencionado anteriormente, poderão ser feitas tanto pessoalmente, quanto pelo telefone ou whatsapp, no (49) 3019-7474.

Texto: Emellin Camargo

Fotos: Fabrício Furtado

Leia também

Deixe um comentário

quatro − dois =