Unidades de ensino municipais realizam o “Dia da Família na Escola”

Por Luiz Del Moura

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CEIMs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que pertencem ao Sistema Municipal de Educação de Lages realizaram o “Dia da Família na Escola”, reunindo familiares e profissionais da educação nos espaços das unidades de ensino no último sábado (28). As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que atendem a modalidade da Educação do Campo, bem como, os núcleos da EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza também desenvolveram atividades alusivas.

Entre as diversas atividades realizadas aconteceram contações de história, gincanas, brincadeiras e palestras, com o intuito de fortalecer os vínculos entre famílias, crianças, estudantes e profissionais da educação. Em unidades de ensino, esse momento também contou com a exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2022.

A pandemia da Covid-19 dificultou a realização do “Dia da Família na Escola” nos últimos dois anos (2020 – 2021), em virtude da necessidade do distanciamento e dos cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus nos espaços das unidades de ensino. “Em 2022, retomamos esse movimento importante para nossas atividades pedagógicas, pois o vínculo entre as famílias e as unidades de ensino só tem a contribuir para a qualidade da educação municipal”, salienta a professora e secretária Municipal da Educação, Ivana Michaltchuk.

Em muitas unidades de ensino não somente pais ou responsáveis estiveram presentes nas atividades, mas irmãos, avós, tios e primos também participaram das propostas. No CEIM Filhos dos Funcionários, localizado no Centro, as famílias participaram ativamente nas oficinas promovidas em todas as salas de aula da unidade. Inclusive com um espaço totalmente dedicado à promoção da alimentação saudável. Na EMEB Ondina Neves Bleyer, no bairro Sagrado Coração de Jesus, famílias e estudantes participaram de gincanas, brincadeiras e jogos.

O “Dia da Família na Escola” é previsto no calendário escolar do Sistema Municipal de Educação de Lages. Além disso, desde 2007, o município tem instituído o dia 25 de maio como dia alusivo à participação das famílias nas atividades escolares a partir da Lei Municipal n. 3367/2007.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Leia também

Deixe um comentário

8 + dezesseis =