Chuvas em SC: 71 municípios estão em situação de emergência e quase 6000 mil pessoas desabrigadas

Por Luiz Del Moura

Considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro, passa para 67 os municípios atingidos que registraram as ocorrências junto à Defesa Civil do Estado. Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

Na tarde deste domingo, 19, o governador Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí, acompanhando os estragos e em reuniões para agilizar a assistência do Estado. O governador e equipe estiveram em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió.

“Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.

Governador em abrigo no município de Agronômica

A Região Oeste continua sendo a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.

De acordo com o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite de sexta-feira, 17, um homem desapareceu em Praia Grande.

Itens de Assistência Humanitária

Abrigos Abertos

Até o momento, 37 municípios estão com abrigos abertos e 5.858 pessoas estão desabrigadas. Quanto às pessoas desalojadas, segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), o número de pessoas desalojadas ainda está sendo contabilizado por muitos municípios, por isso, ainda não é possível divulgar esse dado.

Situação das rodovias catarinenses

:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.

Leia também

Deixe um comentário

3 + 10 =