Estudantes retratam em maquetes elementos do patrimônio histórico e cultural de Lages

Por Luiz Del Moura

Um dos objetivos da atividade foi despertar nos estudantes a importância da conservação do patrimônio histórico e cultural de Lages, além de possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a história da cidade

A Catedral Diocesana, o Morro da Cruz, a Igreja Santa Cruz, o Parque Jonas Ramos (Tanque), entre outros. Esses são alguns dos elementos históricos de Lages que foram retratados em maquetes produzidas por estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Prefeito Waldo Costa, que fica no bairro Vila Nova, em Lages.  A atividade envolveu cerca de 50 estudantes do 1º ao 4º anos, direção e todas as professoras e professores da unidade.

Com a ajuda da mãe e do pai, o estudante Daniel Francisco dos Santos, do 2º ano, utilizou erva-mate, madeira, papel, cola, tinta e caixa de leite para criar uma linda versão do Morro da Cruz,  um importante elemento histórico da cidade que fica perto da escola. Ele disse que aprendeu muito. “Gostei bastante da experiência, foi muito legal”, relatou o estudante.

Segundo a diretora da unidade, professora Leila Aparecida Moreira, as maquetes foram produzidas para o 1º Concurso da Educação Fiscal, um programa desenvolvido pelo setor de Ensino da Secretaria Municipal da Educação. A iniciativa também teve por objetivo despertar nos estudantes a importância da conservação do patrimônio histórico e cultural de Lages, além de possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a história da cidade, por meio de pesquisas históricas.

As maquetes foram produzidas, basicamente, com materiais recicláveis, como papelão e isopor, por exemplo. “Essa iniciativa foi muito importante para a nossa escola, pois além de possibilitar aprendizagens significativas aos nossos estudantes, trouxe as famílias para dentro da escola. Ficamos surpresas com o envolvimento dos pais ou responsáveis, que colaboraram de maneira significativa ajudando seus filhos na produção dos trabalhos”, comentou a diretora.

As maquetes estão expostas na unidade escolar. Recentemente, durante a entrega das obras de revitalização da unidade, o prefeito Antonio Ceron esteve na unidade e prestigiou o trabalho desenvolvido pelos estudantes. A ideia da escola é expor os trabalhos em locais públicos da cidade, como no Mercado Público.

Texto: Adecir Morais

Fotos: Adecir Morais e Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

14 − 8 =