Mais uma noite de apresentações com a casa cheia no Teatro Marajoara. A plateia, formada em sua maioria por amigos e familiares dos alunos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural – Prefeitura de Lages, puderam conferir de perto todo o talento dessa turma. Os alunos da musicalização infantil e técnica vocal adulto cantaram e encantaram a todos com um repertório de sensibilidade única.
Músicas como “Meu Abrigo”, do grupo Melin, “Relembranças”, de Valdir Verona, “Here Comes the Sun”, do The Beatles e até o rei do rock Elvis Presley foram interpretados nas vozes delicadas, mas imponentes, dos jovens alunos.
Após meses de aulas práticas, ensaios e muita expectativa, em um ano atípico de pandemia em que os cuidados precisaram ser redobrados, chegou a hora da grande devolutiva à comunidade do trabalho realizado na Escola de Artes. Subir ao palco pode ser desafiador para muitos, mas a sensação de liberdade também é indescritível.
Entre as dez apresentações musicais estava a cantora Isis Souza, aluna do professor Rodrigo de Oliveira. Ela interpretou a música autoral “Passarinho” e emocionou o público ao cantar a música de composição própria, que foi coreografada e dançada por uma bailarina da Escola. “Foi uma das primeiras músicas que escrevi e traz um pouco do sentimento que todos nós vivemos. Escrevi durante a pandemia e a letra retrata um diálogo entre uma pessoa e um passarinho”, conta. A cantora afirma que a música está pronta desde o início do ano e a ideia sempre foi apresentá-la junto com a coreografia de uma bailarina. “A professora do ballet, Areta Silva, e a bailarina Rafaela Silva toparam a ideia, pensaram na coreografia e ensaiaram para se apresentar hoje”, diz.
Desde muito pequena Isis tem um envolvimento com a música, mas neste ano resolveu abrir um espaço para isso em sua vida. Encontrou na Escola de Artes uma oportunidade para o aperfeiçoamento e se inscreveu no curso de técnica vocal do professor Rodrigo. “São sempre aulas muito ricas, que trabalham as necessidades e o perfil de cada aluno. A Escola de Artes é de um valor cultural muito grande por dar acesso à arte a todas as classes e todas as idades. A arte nos faz chegar mais próximos de nós mesmos, do nosso íntimo, desenvolve nosso pensamento, criatividade e ajuda nos momentos desafiantes, além de nos dar liberdade para nos expressarmos”, comenta.
Escola de Artes promovendo interação cultural
A Escola de Artes Elionir Camargo Martins tem o objetivo de proporcionar o conhecimento, gosto e respeito pela cultura artística valorizando o processo de interação entre as áreas e a construção do conhecimento através do ensino da arte, danças e músicas, com base na vivência dos valores artístico-culturais, promovendo um espaço intelectual e cultural.
Visando abranger uma grande variedade de estilos a escola oferece os seguintes cursos: acordeon, ballet, canto e coral, desenho, musicalização infantil, pintura em tela, street dance, teatro, teclado, técnica vocal, ukulelê, violão e violino com os mais renomados instrutores.
A escola também está presente em diversos bairros através do programa Lages Melhor, de idealização do prefeito Antonio Ceron, e tem por objetivo levar arte e cultura para os bairros mais afastados do Centro, dando oportunidade a todos.
Os núcleos o Programa Lages Melhor tem suas atividades no bairro Habitação, Guarujá, São Paulo, São Francisco, Santa Mônica, Vila Maria, Pracinha da Cultura (Praça do Ceu), Novo Milênio e Salto Caveiras. Os cursos oferecidos são: acordeon, ballet, coral, desenho, street dance e violão.
Quinta-feira tem apresentações de ballet
A entrada no Teatro Marajoara para prestigiar as apresentações da Escola de Artes tem a cobrança do valor simbólico de R$ 5,00. Nesta quinta-feira (25 de novembro) as emoções ficam por conta das apresentações de ballet e na sexta-feira (26) de teatro.
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira